quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Tipos de captação para guitarra manouche - Review

Amplificar uma guitarra/violão do estilo Selmer/jazz manouche é uma grande tarefa, um dos maiores problemas é tentar ou pelo menos chegar perto do som acústico real.Testando diversas saídas parece ninguém nunca esta realmente satisfeito com seu som amplificado. A verdade é que não há um sistema que faz tudo bem.Um determinado sistema funciona "bem"dependendo de uma vários de fatores, incluindo os níveis de volume, ajuste de desempenho, tipo de amplificador ou PA, tipo de guitarra, etc. O que é melhor para qualquer pessoa depende de uma mistura de seu gosto pessoal e à situações de desempenho, as vezes é necessário sacrificar o gosto pessoal em pró da musica. As marcas e interessados estão sempre tentando desenvolver e anunciando o "sistema definitivo" mas ainda ninguem se  convenceu, dentre diversas invenções um resumo de formas e opções mais usadas para amplificar as guitarras manouche.

Captadores magnéticos (Stimer): captadores magnéticos foram o primeiro método de amplificar os violões manouches.Django,usou em diversas gravações a partir de 1947, o timbre fica algo entre o violão e a uma guitarra acústica.Estes pickups pode soar muito agradável e é praticamente livre de feedback e microfonias. No entanto, o resultado está longe de uma aproximação de um som acústico. O som captador magnético  é altamente comprimido com algumas dinâmicas, em vez enlameadas e mal definidos, especialmente nos registros mais graves.Na maior parte das vezes o captador é removível e pode ser instalado apenas quando for usar.
Eu particularmente uso em locais pequenos onde não tem técnico de som, creio que o timbre "inspira" a maneira de tocar, gosto de escutar O Tchavolo Schmitt e Angelo Debarre tocando com Stimer ou similar.

Marcas: Stimer, Peche la mouche, ALD, Antonio Surdo.

Angelo Debarre fazendo bom uso do timbre do captador magnético.

 Bigtone (e outros sistemas do tipo piezo): Um dos maiores avanços na amplificação da uitarra acústica foi a introdução da tecnologia piezo. O uso de cristais piezo-eléctricos permitiu um "acústico" soando reprodução mais de um instrumento, fornecendo mais dinâmica e clareza, em seguida, captadores 
magnéticos. No entanto, os sistemas de piezo geralmente sofrem de problemas de timbre que podem dar-lhe um som áspero, duro, e nasal. Amps acústicos e pré-amplificadores podem melhorar consideravelmente estes problemas, mas eles nunca totalmente.A maior parte dos modelos de ponte bigtone requer instalação profissional.
Marcas: Dupont, Dell arte.

Angelo Debarre tocando com captador (ponte-bigtone) ligada a um amplificador de violão roland ac-90.

Microfones A maneira mais natural para amplificar uma guitarra é usar um microfone. No entanto, o feedback e microfonia é um problema enorme, o que torna microfones única práticos em palcos de concertos (com técnico de som e um PA) ou em volume muito baixo através de um amplificador. Mesmo microfones montados internamente sofrem muito com feedback. Com certeza o som é mais quente real e verdadeiro...e segue a aventura em busca do timbre perfeito de amplificação.

Marcas(específicas para violão) Audiotechnica, AKG, AER

Concerto completo com Angelo Debarre, Tchavolo Schmitt, Chiquito Lambert, Tchavolo Hassan e Etienne Limoff, todo mundo no microfone...som de verdade! Salve Salve

Um comentário:

DICA - PALHETADA GYPSY