segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Boca oval (oval hole) ou Boca D (D hole)?



Quando as pessoas veem o violão manouche um dos primeiros impactos é a "boca" do violão, seja o boca oval ou o boca em D, e frequentemente me perguntam: "Qual a diferença?", "qual tem o maior volume?", "um é pra base e o outro pra solo?


Independente do tipo de violão o comprimento da escala é um dos grandes responsáveis pelos timbre, os violões manouche tem o comprimento de escala que variam entre 630mm e 680mm.

Os primeiros modelos "boca D" tinham 12 casas e como eram usados pelos guitarristas rítmicos criou se uma mito/associação do modelo ao violão base.


Mas atualmente a maioria dos modelos com boca D tem 14 casas, e escala 670mm, uma diferença é que este modelo os som se projeta melhor pra quem esta tocando o instrumento(há excessões).

Os modelos com boca Oval tem mais punch e são mais fechado, ou "seca" no som, o som é mais direcional para que o público vai ouvir-los...e novamente, há exceções. Geralmente os que escala de comprimento 14 casas (670mm) terá melhor projeção e definição de notas para solar e tendem a ter as frequências graves menos ressaltadas, violões escala curta 12 casas (640mm) o som será mais encorpado


Considerações: "Gosto é gosto e cada um tem o seu", "o som esta no músico e não no instrumento"..."depende do instrumento, madeiras e etc) e outros lúcidos pensamentos.. mas resumindo:


- violões com escala longa 670mm "é a mais comum", tem o timbre mais medio-agudo e aberto que instrumentos com escala mais curta e pela sua frequência se "destaca" mais para função melodica.Por sua vez instrumentos com escala curta (640mm-650mm) tem um grave mais encorpado e "macio" que pode favorecer os guitarristas rítmicos.


Eu com "boca D - 14 casas e Plessier com um Patenotte "Bean hole"


Existem variações dos modelos boca "O" ou "D" como o "bean hole" (boca de feijão), "f hole"(2 aberturas em "f" similiar ao violino e "heart hole (luthier di mauro), além de variações do tamanho de todos os tipos citados.











Guia com algumas medidas de escala referências

Tchavolo e Plessier ("f hole" - Di Mauro)


Selmer - 14 casas - 670mm

12 casas - 640mm


Busato - 14 casas - 670mm ou 675mm

12 casas - 640mm


Favino - 14 casas - 675mm

12 casas - 666mm


Patenotte - 14 casas - 645mm

12 casas - 635mm


Di Mauro - 14 casas - 650mm - 660mm


Gitane -14 casas - 680mm

12 casas - 650mm


Existem variações fabricados pelos mesmos luthiers.






Dúvida ou sugestões: mauroalbert@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DICA - PALHETADA GYPSY